quarta-feira

Sonhar

Sou uma sonhadora irremediável.
Sempre fui e acho que sempre irei ser.
Desde que me conheço como gente, sempre tive um mundo só meu, dirigido e pintado por mim.
Quem me conheçe bem, sabe que são frequentes as vezes em que embarco sem dizer adeus, e, só a custo volto a pôr os pés na Terra.
Não, não utilizo o Sonho para me alheiar, iludir ou, até mesmo, para ignorar a realidade; utilizo-o antes para iluminar a trama da vida, que tão cinzenta é.
O Sonhador, quando alcança o seu pleno, é muitas vezes confundido com um louco, pois, tal como um louco, atinge um desencatamento tal, que, para continuar a viver, desprende-se da cruel realidade e cria a sua própria realidade.
Hoje em dia, sonhar é uma arte, à qual só alguns tem acesso.À velocidade que anda o mundo, é muito fácil esquecermo-nos de sonhar e mais fácil ainda, perder a razão.
O Sonho é uma espécie de ascese, que se forma em tempos difíceis, em tempos de cólera, em tempos de ócio, em tempos de paixão, em tempos de tristeza.... enfim, que se forma em qualquer situação.
A verdade, é que tem sido o Sonho e os meus valores que me tem dado o alento necessário para continuar a viver perante as agruras das vida. Ninguém disse que era fácil viver...
Através do Sonho, revelo-me da forma mais sensível e crua possível, sem nunca perder a razão, encontro justificação para o injustificável, perdão para o imperdoável.
Talvez seja o sonho que faz de mim uma boa pessoa, capaz de criar e seguir sem rancores ou amarguras. Pelo menos, gosto de pensar assim ;)
E já dizia António Gedeão, um dos grandes poetas nascidos neste berço fértil, à beira mar plantado:



(...)
Eles não sabem que o sonho
é tela, é cor, é pincel

(...)
Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida,
que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança (....)

1 comentário:

António Pires disse...

Muito obrigado pelo comentário no Raízes e Antenas!!... E continuação de bom trabalho por aqui...

Beijo C.

A.