terça-feira

diminutivos


Há pessoas a quem é inevitável atribuir diminutivos, ou porque têm um nome difícil, ou porque já as conhecemos com esse diminutivo, ou por questões afectivas, sejam elas de que ordem forem.
Ora, fazendo um balanço dos meus relativamente poucos anos de vida, acho que me encaixo nesse tipo de pessoas. Não sei se é por ter este formato "compacto" mas desde sempre que me lembro de ter diminutivos atribuídos tanto pela família, como pelos amigos, para já não falar naqueles que eu mesma fiz o favor de me dar a mim própria, ainda em tenra idade.
Normalmente, quem me chama pelos diminutivos são, mais uma vez, a família e os amigos mais íntimos, se bem que, há aquelas pessoas que, acabadas de me conhecer, já insistem em chamar-me nomes fofinhos.... Pois bem, é a estas pessoas que me dirijo (porque as outras estão cansadinhas de saber!):
- Senhores, talvez o meu nome e a minha pessoa seja dados à invenção de nomes queriduxos, mas por favor, sabei que ele há uns que me provocam, assim, como que uma espécie de reacção alérgica, talvez próxima da urticaria.... Dois, em especial.... Tina e Tininha.... Oh por favor, tende piedade desta alma e não insistam em me chamar isso! Nem nos meus planos, nem nos dos meus pais, nunca esteve a intenção de me tornar numa vasilha... ou numa vasilha pequenina! Portanto, meus caros, experimentem tratar-me pela outra quantidade infindável de diminutivos ou, até mesmo, pelo meu nome, que até é bastante giro e fácil de dizer!
A própria agradece!

Sem comentários: