terça-feira

Não gosto de julgar ninguém.
Nunca sabemos qual irá ser o nosso amanhã, nem o que faríamos se nos encontrássemos na situação de algumas pessoas portanto, o mais certo, para mim, é não julgar e tentar entender. Bem sei, não é fácil, quase sempre, é bem mais fácil criticar.
Ontem soube de uma situação que me tocou bastante; alguém que me está muito próximo, viu-se forçado a abdicar do seu lado sentimental e, até certo ponto, do lado racional também, em prol das normas internas da empresa. Um funcionário foi apanhado a roubar "coisas" da empresa... "coisas" que se conseguem vender no exterior a, mais ou menos, €5 (nada que se assemelhe a uma fortuna...). E porque andava o homem a roubar? Porque na família, só ele é que está a trabalhar, de momento: a mulher está desempregada e a filha é deficiente. Precisava de dinheiro, o senhor.
E é assim que, um funcionário que trabalha bem (disseram-me que, para o substituir, seriam necessárias 3 pessoas...), que precisa desesperadamente do trabalho que tem, é despedido, com justa causa, sem olhar ao lado humano da situação! Apenas para que os procedimentos da empresa se cumpram, afinal, há que dar o exemplo! O que vai ser feito deste homem? E o lado social da questão, onde fica? Não terá de ser analisado também?
Sim, eu sei que é discutível, que roubar é sempre roubar, mas, não teremos de ter alguma condescendência com quem rouba por necessidade, porque se vê obrigado a isso? Alguma situação o impeliu a fazer uma coisa que sabia que não estava correcta.... ainda mais, sabendo que há câmaras de vigilância espalhadas por todo o lado e, portanto, tinha 99.9% de hipóteses de ser apanhado.... e sim, foram avisados que havia câmaras...
Só posso depreender que estivesse desesperado!...
Não consigo evitar ter pena daquele pobre homem, ainda que não o conheça, nem nunca o tenha visto na vida. Gostava de conseguir ajudar todas as boas pessoas que ainda há no mundo. É pena que, quase sempre, sejam elas a sair lesadas neste mundo (in)justo em que vivemos!
Ajudo-o como posso, senhor, enviando-lhe toda a minha energia positiva!
Aguente que tudo se irá resolver!

Sem comentários: