segunda-feira

Hoje, quero apresentar-vos um rapazito (quer dizer, já é mais um senhor...), lá da minha terra, que dá toda uma nova expressão ao fado. Começou cedo, o senhor, já cantava, nos tempos de liceu (ainda que eu seja mais "jovem"...), em que animava as noites de fado promovidas por nós, comissão de finalistas. Graças a ele (e a muitos outros, e também, ao dinamismo da comissão!), conseguimos uma boa maquia e tivemos direito a uma mega viagem!
E quem é ele? António Zambujo, meus senhores!!!
Dono de uma sublime voz, transmite toda a doçura e calor que vem das planícies do Alentejo, incorpora, na perfeição, o velho clichet, canta e encanta.
Não é um fadista, no verdadeiro sentido da palavra, é antes um cantor de fado, o que se percebe, perfeitamente, ao ouvi-lo; as fortes influências, tão díspares, são o cante alentejano e a bossa nova - tanto que é hoje em dia, a nova coqueluche de Caetano Veloso.
Se estão à espera de mais uma coisinha sensacionalista ou de um fadista sensaborão, desenganem-se! O que vão descobrir são pérolas, pérolas!
Deixo-vos um vídeo do you tube, precisamente de um espectáculo em Beja (cidade natal), mas pesquisem (myspace, etc) e descubram-no!


1 comentário:

Paulo disse...

Sim senhor, temos fadista!
E a menina, já se confessou hoje? ;)